Circuito Cultural

As ricas manifestações artísticas expostas nos túmulos do Cemitério Campo Santo, comprado pela Santa Casa da Bahia em 1840, o transformaram no maior representante da arte cemiterial do Estado e um dos mais significativos do Brasil. Tamanha expressividade motivou, em 2007, a criação do Circuito Cultural.

São mais de 200 obras catalogadas, localizadas em sete quadras do Cemitério. Os estilos renascentista, barroco, gótico, moderno e contemporâneo caracterizam as peças, muitas delas produzidas por artistas famosos e reconhecidos, como o mausoléu de Otávio Mangabeira, assinado por Mario Cravo.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1936, a Estátua da Fé também é um dos destaques do rico acervo. Ela foi esculpida em 1865 em um único bloco de mármore de Carrara, pelo alemão Johann Van Halbig. 

 

VISITAS

Aberto ao público, o Circuito Cultural pode ser visitado diariamente, das 08 às 17h, e as informações podem ser adquiridas através dos totens informativos disponíveis no local.

A visita guiada também está disponível para grupos a partir de 15 pessoas e deve ser agendada previamente com a equipe do Museu da Misericórdia, através do número (71) 2203-9835, com gratuidade para Instituições Públicas e R$6 (inteira) e R$3 (meia), por pessoa, para os demais públicos. O grupo de visitantes recebe informações sobre a simbologia e linha evolutiva das obras arquitetônicas e culturais. 

Algumas simbologias encontradas no circuito cultural:

Figura Simbologia
Baladaquino O céu, poder protetor
Sagrada Família União familiar
Mulher com criança Caridade
Palma Martírio, tragédia
Tochas invertidas Chama da vida sendo apagada
Chama acesa Continuidade
Homem com bigorna Representação do trabalho
Leão Proteção, coragem
Coruja Vigilância
Ampulheta alada Passagem de tempo
Estátua da Fé Aceitação da morte pelos que têm fé
Circuito Cultural

O monumental Campo Santo é um dos mais antigos cemitérios de Salvador e considerado um verdadeiro museu a céu aberto, dada a riqueza e quantidade de manifestações artísticas expostas nos túmulos. A visitação a este "circuito cultural" pode ser acompanhada de um guia ou realizada de forma independente.

Cemitério Campo Santo
2016 - 2018. Cemitério Campo Santo. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital