Destaques

10h00

Personalidades sepultadas no Campo Santo contam a história da Bahia

Compartilhe
Tamanho do Texto
Personalidades sepultadas no Campo Santo contam a história da Bahia

Castro Alves, Luis Viana, Lauro de Freitas e Antônio de Lacerda. Essas são apenas algumas das personalidades sepultadas no Cemitério Campo Santo, da Santa Casa da Bahia. Mais do que figuras marcantes, nomes de cidades e avenidas, eles fazem parte da história baiana e possuem um legado inquestionável. No Campo Santo, é possível conhecer um pouco mais sobre esses e outros diversos personagens baianos, ao visitar o Circuito Cultural que existe no local.

Entre os maiores expoentes do Cemitério Campo Santo está o poeta Castro Alves, patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras. Hoje, seus restos mortais estão depositados aos pés da estátua localizada na Praça Castro Alves, mas ele foi enterrado em mausoléu construído no Cemitério Campo Santo após falecer, em 1871, aos 24 anos de idade. “No seu mausoléu existe a Caveira de Pirata, que representa uma alusão à morte e ao caráter de transitoriedade da vida”, explica Osvaldina Cézar, museóloga da Santa Casa.

Além de abrigar o descanso eterno de muitas personalidades, o Campo Santo é considerado por especialistas um dos maiores representantes da arte cemiterial no Brasil. São mais de 200 obras catalogadas, compostas de manifestações artísticas nos túmulos que integram o Circuito Cultural. A visitação é aberta ao público e também existe a opção de realizar um agendamento prévio com o acompanhamento de um guia do Museu da Misericórdia. Nesse caso, paga-se o valor de R$6 (inteira) e R$3 (meia). É possível agendar pelo >>site<< ou pelo telefone: 71 2203-9835. A gratuidade da visita guiada é oferecida para Instituições Públicas, mediante prévio agendamento.

 

Conheça outras personalidades históricas sepultadas no Campo Santo:

 

- ANTONIO DE LACERDA (1834-1885)

Na segunda metade do século XIX, construiu o primeiro elevador público de Salvador, inaugurado em 1873, ligando a Cidade Baixa à Cidade Alta. Modernizado em 1920, o equipamento passou a ser chamado de Elevador Lacerda. Antônio de Lacerda, Irmão da Santa Casa da Bahia, é o autor do projeto e construtor da Capela de N. S. das Vitórias, mais conhecida como Capela da Pupileira.

 

- ARISTIDES MALTEZ (1882-1945)

Médico e pioneiro no combate ao câncer, Aristides Maltez é fundador da Liga Baiana contra o Câncer e dá o nome ao hospital referência nessa área. Em seu túmulo, é possível ver colunas vazadas (símbolo da vida eterna), sustentando o arco (símbolo do céu), que abriga a virtude da caridade (mulher amparando crianças).

 

- ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES (1928-2007)

O então senador Antônio Carlos Magalhães (ACM) morreu aos 79 anos e o corpo do político foi sepultado no Cemitério Campo Santo, ao lado dos filhos Luís Eduardo Magalhães e Ana Lúcia Magalhães, dos pais e irmãos.

 

- LAURO DE FREITAS (1901-1950)

Nascido em Alagoinhas, Lauro de Freitas foi um engenheiro e político brasileiro. Exerceu o cargo de Deputado Federal pela Bahia de 1945 a 1950. Morto em um acidente de avião, tem a prematuridade da sua morte refletida onde está sepultado, com as figuras do anjo da morte (a jovem) com o atributo do martírio (a palma), levando a chama da vida acesa em uma das mãos.

 

- LUIS VIANA E LUIS VIANA FILHO (1866-1942 e 1901-1970)

Luis Viana, o pai, governou a Bahia no final do século XIX, quando ocorreu a Guerra de Canudos. Luis Viana Filho, professor da Faculdade de Direito da Bahia, foi jornalista e escritor, além de atuar como Deputado Federal, Senador da República, Presidente do Senado e do Congresso Nacional e Governador da Bahia.

Deixe seu comentário
Circuito Cultural

O monumental Campo Santo é um dos mais antigos cemitérios de Salvador e considerado um verdadeiro museu a céu aberto, dada a riqueza e quantidade de manifestações artísticas expostas nos túmulos. A visitação a este "circuito cultural" pode ser acompanhada de um guia ou realizada de forma independente.

Cemitério Campo Santo
2016 - 2018. Cemitério Campo Santo. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital