Orientações

O que fazer quando ocorre um falecimento?

Quando ocorre um falecimento, é preciso lidar não só com a dor da perda, mas também com as questões burocráticas. Por isso, ter em mente as orientações básicas em caso de falecimento pode ser muito útil na hora resolver as questões documentais obrigatórias.

1º - Atestado de óbito

Confira abaixo os tipos de morte e os procedimentos necessários de cada uma:

Morte natural

Em caso de falecimento repentino em casa ou em qualquer outro ambiente (exceto hospital), a família deve contatar um médico para ir até a residência constatar o óbito e assinar a declaração de falecimento. Caso os familiares não possuam assistência médica, será necessário solicitar a presença da Polícia Civil para que o corpo seja encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde o médico legista, após exames, fornecerá a declaração de óbito. Só assim o serviço funerário poderá realizar a remoção do corpo.

Morte violenta

É considerada morte violenta qualquer tipo de acidente de trânsito, homicídio, suicídio, queda, afogamento, incêndio, explosões, atropelamento por trem etc. A Polícia deve ser acionada imediatamente e, nestes casos, somente os médicos do Instituto Médico Legal (IML) podem assinar a declaração de óbito.

Morte no hospital

Quando a morte natural ocorre no hospital, o médico responsável emite a declaração de óbito e a família pode contatar o serviço funerário para a remoção e preparação do corpo para o sepultamento. Em caso de encaminhamento ao hospital por acidente ou violência, considerar o procedimento anterior.

 

2º - Contato com a funerária

O familiar deve comunicar o falecimento à funerária, informar o local do corpo, apresentar a declaração de óbito e documentos pessoais do falecido para registro. Também deverá definir os serviços que deseja contratar (urnas, coroas de flores, vestes, etc), assim como o local do velório, cemitério e horário para sepultamento. Valores e forma de pagamento são definidos no ato da contratação. 

 

3º - Registro em cartório para Certidão de Óbito

Com a declaração e o registro de óbito em mãos, o familiar de primeiro grau (preferencialmente pai, mãe, filhos ou cônjuges) deve dirigir-se ao Cartório de Registo Civil correspondente ao local do falecimento para a emissão da certidão de óbito. Em Salvador, uma legislação municipal exige que o parente compareça pessoalmente, portanto não sendo possível envio de despachante ou outras pessoas. Os documentos exigidos são:

  • Declaração de Óbito assinada pelo médico
  • Certidão de Nascimento (se solteiro)
  • Certidão de Casamento (se casado)
  • Certidão de Casamento e Certidão de Óbito do Cônjuge (se viúvo)
  • Certidão de Casamento com averbação (se divorciado ou separado judicialmente)
  • Carteira de Identidade
  • Carteira de Trabalho
  • CPF
  • Título de eleitor ou comprovante de votação ou certidão do TRE
  • Número do benefício e número da Espécie (se aposentado ou pensionista do INSS).

 

4º - Contato com o cemitério

Após o registro em cartório e escolhido o local do sepultamento, é preciso entregar os documentos necessários no cemitério para confecção do contrato. São eles:

  • Guia de óbito (emitida pelo cartório)
  • Documento com foto do falecido
  • Documentos pessoas da pessoa responsável

Neste momento serão definidos também o tipo de cerimônia, tempo de velório necessário, modelo da placa de identificação e homenagens.

Como você pode ver, são muitas decisões e procedimentos para se tomar em um momento tão difícil. Para evitar que você tenha que passar por tudo isso sozinho, lançamos o Campo Santo Familiar. Assim, você terá mais tempo para estar perto de sua família quando mais precisa e, com uma ligação, você terá à sua disposição uma equipe pronta para resolver estas questões e te dar todas as orientações necessárias. Clique aqui e saiba mais.

Apoio à família

Um momento difícil como o da perda de um ente querido, exige um forte apoio à família. Muitas pessoas não conseguem digerir a notícia e ficam muito abaladas emocionalmente. Nossa intenção é que você possa estar ao lado das pessoas que ama neste momento. A equipe do Campo Santo está preparada e disposta a ajudá-los em tudo que for preciso. Conte sempre com a gente para apoiá-los.

E lembre-se: Adquirindo o Campo Santo Familiar, nossos consultores estarão à disposição para dar todo suporte, sobretudo nas questões burocráticas necessárias. Saiba mais sobre o Campo Santo Familiar aqui.

Qual a importância de se planejar?

Saber quais procedimentos são necessários e como se planejar é importante para atenuar a situação em um momento de perda. Por isso, indicamos que se planeje, adquirindo o Campo Santo Familiar que estará disponível a todos a partir de 1º de outubro de 2016. A nossa equipe estará sempre à postos quando você precisar. Afinal, ter em quem confiar neste momento é muito importante, sobretudo para resolver as questões burocráticas. Para mais informações sobre o plano acesse a página do Campo Santo Familiar.

Como posso me programar para estar preparado em um momento de perda?

Nunca é fácil lidar com a dor da partida de um familiar ou amigo, por isso é importante saber quais os passos necessários providenciar os documentos e tomar as decisões necessárias. Por isso, o Campo Santo lança, a partir do dia 1º de outubro, o Campo Santo Familiar, em que nossa equipe estará ao seu lado neste momento tão difícil resolvendo as questões burocráticas e apoiando a família no que for preciso. Saiba mais aqui.

Quais as opções de sepultamento?

O sepultamento (ou inumação) consiste no ato de colocar o corpo falecido em uma sepultura, podendo ser uma cova rasa, jazigo locado, perpétuo ou gaveta (carneiro). Para quem adquirir o Campo Santo Familiar, ainda é possível optar pela cremação. Saiba mais aqui.

Posso locar a Igreja para velório?

Sim. É possível locar a igreja para velório, bem como realiza-lo nas salas de velório privadas. Consulte disponibilidade na recepção ou através do número (71) 2203-9777 (opção 3).

Como faço para agendar uma missa na capela?

Para agendamento de celebrações, é necessário entrar em contato com capela pelo número (71) 2203-9777 (opção 3).

Na capela do Campo Santo tem missa?

Sim. Temos a celebração de missa todos os dias, às 7h.

É necessário fazer a exumação?

Sim, a exumação deve ser feita após três anos pelo responsável do sepultamento. A exumação ocorre dias de segunda, quarta, quinta e sexta, pela manhã das 08h às 10h30, e a tarde, das 13h30 às 15h30.

Depois da exumação o que pode ser feito?

Após a exumação, os restos mortais podem ser transferidos para um ossuário no mesmo cemitério, desde que contratado. Também é possível manter em um jazigo perpétuo da família, se houver.

Com o Campo Santo Familiar você adquire o ossuário para até sete familiares e ainda tem incluso sepultamento e assistência 24h de nossa equipe. Saiba mais aqui.

Posso utilizar o ossuário do Campo Santo mesmo que o sepultamento tenha sido em outro local?

Sim. Adquirindo o ossuário no Campo Santo, este pode receber restos mortais da família, independentemente do local original, mediante apresentação de documentação comprobatória do sepultamento.

Qual o horário de funcionamento do velório?

Os velórios ocorrem durante 24h.

É possível fazer visita ao cemitério?

Sim. O Campo Santo conta, desde 2007, com um Circuito Cultural, que apresenta as ricas manifestações artísticas expostas nos túmulos do cemitério que foi comprado pela Santa Casa da Bahia em 1839. Tanta riqueza artística o transformou no maior representante da arte cemiterial do Estado e um dos mais significativos do Brasil.

As visitas livres podem ser realizadas gratuitamente, de 08 às 17h, ou com acompanhamento de guias para grupos a partir de 15 pessoas. Neste caso, a solicitação deve ser feita com a equipe do Museu da Misericórdia pelo número (71) 2203-9835, com gratuidade para Instituições Públicas e por R$6 inteira e R$3 meia para os demais públicos.

Clique aqui e saiba mais informações sobre o Circuito Cultural.

Para atendimento a estudantes, interessados no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos em geral, é necessário encaminhar ofício da instituição para o e-mail cemiteriocamposanto@santacasaba.org.br com a sugestão de data e horário da visita.

Circuito Cultural

O monumental Campo Santo é um dos mais antigos cemitérios de Salvador e considerado um verdadeiro museu a céu aberto, dada a riqueza e quantidade de manifestações artísticas expostas nos túmulos. A visitação a este "circuito cultural" pode ser acompanhada de um guia ou realizada de forma independente.

Localização
Endereço: Largo do Campo Santo, s/n
Federação Salvador - BA | CEP: 40.210-320
Telefone de contato: (71) 2203-9777
Horários de Funcionamento:Acesso: 07h às 17h30
Administrativo: 07h ás 17h30 de segunda à sexta-feira
08h às 17h aos sábados, domingos e feriados
Velórios: 24h
Cemitério Campo Santo
2016 - 2018. Cemitério Campo Santo. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital