O Cemitério

O Campo Santo é o cemitério mais tradicional de Salvador, fundado em 1836. Foi comprado pela Santa Casa da Bahia em 1840. Após forte resistência da população, que não aceitava sepultamentos ao ar livre, iniciou suas atividades em 1844. O prestígio e a credibilidade da Santa Casa foram fundamentais para que as pessoas passassem a aceitar os enterros em áreas externas, já que naquela época o comum eram sepultamentos em Igrejas.

Hoje o Campo Santo é também o cemitério mais moderno da Bahia. São mais de 62.000m​2​ de área construída, com mais de 30 mil equipamentos, entre ossuários duplos e quádruplos, jazigos e gavetas. 

O Campo Santo dispõe de toda a estrutura para receber as famílias, incluindo oito salas para velórios, capela para missas e vigílias, carro elétrico, cerimonialista, além do mais moderno crematório do estado e uma das salas ecumênicas de cerimonial de despedida mais modernas do mundo, equipada com projeção de imagens, som, chuva de pétalas de rosas e efeitos especiais.

Em 2017, o Campo Santo inaugurou uma nova ala, composta por centenas de novas gavetas de sepultamento certificadas com selo verde, mais do que duplicando a capacidade de atendimento do cemitério. Construídas com o exclusivo sistema Eco No-Leak, totalmente informatizado, as novas gavetas são capazes de tratar de forma autônoma de todos os gases emitidos pela decomposição, gerando menos resíduos e menor impacto ambiental.

O cuidado com o meio ambiente sempre foi um princípio para o Cemitério da Santa Casa. O Campo Santo possui Licença Ambiental e equipamentos com Selo Verde de Sustentabilidade. Entre as práticas adotadas que diminuem o impacto ambiental, está a redução de insumos e o controle de emissão de gases de efeito estufa.

Nos próximos anos, o Campo Santo planeja mais uma nova e moderna ampliação, com a verticalização da estrutura, ampliando sua capacidade, um novo acesso, e estacionamento, colocando o Cemitério Campo Santo entre os maiores complexos funerários da América Latina. 

ONDE A MORTE GERA VIDA

E como tudo que envolve a Santa Casa é um trabalho a serviço do bem, no Campo Santo toda a renda é revertida para os projetos sociais da instituição, que atendem continuamente cerca de duas mil pessoas, através de Centros de Educação Infantil, cursos de capacitação, projetos de promoção social e iniciativas de apoio à cidadania. 

 

INFRAESTRUTURA

O Campo Santo possui:

  • Mais de 62.000m​2​ de área;
  • Mais de 40 mil equipamentos, sendo:
    • 11.743 lóculos / gavetas (em ampliação);
    • 3.012 jazigos;
    • 25.000 ossuários (em ampliação);
    • 281 mausoléus.
  • Crematório;
  • 08 salas para velórios;
  • Sala ecumênica de cerimonial de despedida;
  • Capela para missas e vigílias;
  • Carro elétrico;
  • Cerimonialista;
  • Segurança 24 horas.

 

 

Circuito Cultural

O Campo Santo é um dos mais antigos cemitérios de Salvador e considerado um verdadeiro museu a céu aberto, dada a riqueza e quantidade de manifestações artísticas expostas nos túmulos. A visitação ao Circuito Cultural pode ser acompanhada por um guia ou realizada de forma independente.

Endereço: Largo do Campo Santo, s/n
Federação Salvador - BA | CEP: 40.210-320
Telefone: (71) 2203-9777
Horários de Funcionamento:Acesso: 07h às 17h30
Administrativo: 07h às 17h30 de segunda à sexta-feira
08h às 17h aos sábados, domingos e feriados
Velórios: 24h
Cemitério Campo Santo
2016 - 2020. Cemitério Campo Santo. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital