Destaques

17h00

Gavetas do Campo Santo garantem sepultamentos biosseguros

Tecnologia impede a disseminação do novo coronavírus

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Gavetas do Campo Santo garantem sepultamentos biosseguros

Com mais de 2 mil casos confirmados e 83 mortes na Bahia, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou a rotina de diversos estabelecimentos prestadores de serviços, como hospitais e supermercados. O mesmo aconteceu com os cemitérios de todo o estado, que precisaram adotar novas práticas para a realização de velórios, sepultamentos e cremações.

Em atendimento às recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde e outros órgãos competentes, novas regras foram criadas para evitar aglomerações, garantir o cumprimento da etiqueta respiratória e implantar novas práticas de higienização e segurança.

No cemitério Campo Santo, que adotou um protocolo interno desde a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus na Bahia, a tecnologia adotada em módulos verticais de sepultamento é exclusiva no estado e também favorece o combate à proliferação da doença. Ainda não há informações comprovadas sobre quanto tempo o covid-19 permanece ativo no corpo depois da morte.

Dotados do sistema Eco No-Leak, os equipamentos somam cerca de 800 gavetas, que permitem a realização de procedimentos biosseguros. “O modelo do Campo Santo realiza tratamento de gases por dissociação molecular e é totalmente informatizado, autômato e controlado em tempo real”, afirma o gerente do cemitério, Roberto Taboada.

Em conformidade com as resoluções 335/2003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e RDC 20 da ANVISA, a tecnologia funciona com pressão negativa (vácuo) e possui monitoramento inteligente que impede vazamentos de gases e líquidos. Isso evita a contaminação do ar, a presença de insetos durante o processo de decomposição e a consequente disseminação do novo coronavírus.

Segundo Taboada, o sistema Eco No-Leak também garante segurança na exumação, procedimento que deve ser obrigatoriamente realizado três anos após o sepultamento. “Retiramos a gaveta totalmente preservada e lacrada e ela só é aberta em ambiente controlado, o que garante a integridade à saúde de funcionários e clientes”, atesta o gestor.

Deixe seu comentário
Circuito Cultural

O Campo Santo é um dos mais antigos cemitérios de Salvador e considerado um verdadeiro museu a céu aberto, dada a riqueza e quantidade de manifestações artísticas expostas nos túmulos. A visitação ao Circuito Cultural pode ser acompanhada por um guia ou realizada de forma independente.

Endereço: Largo do Campo Santo, s/n
Federação Salvador - BA | CEP: 40.210-320
Telefone: (71) 2203-9777
Horários de Funcionamento:Acesso: 07h às 17h30
Administrativo: 07h às 17h30 de segunda à sexta-feira
08h às 17h aos sábados, domingos e feriados
Velórios: 24h
Cemitério Campo Santo
2016 - 2020. Cemitério Campo Santo. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital