Colaboradores do Cemitério Campo Santo receberam, na manhã de quinta-feira (29) e sexta-feira (30), a visita de profissionais do setor de Atenção Primária à Saúde (APS) da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) para realizar rastreio de saúde com realização de exames laboratoriais, Eletrocardiograma (ECG) e medição de Índice de Massa Corporal (IMC), com o objetivo de avaliar o estado da saúde integral dos indivíduos e orientar sobre autocuidado e medidas de prevenção a doenças.
Na quinta-feira (29) foram realizados 40 atendimentos no Campo Santo e, na sexta-feira (30), a equipe da APS retornou ao local para completar o grupo de colaboradores ativos.
A ideia do projeto APS Itinerante surgiu no início do ano, com a visita de uma nutricionista nas diversas unidades da Santa Casa da Bahia, uma vez na semana, para realizar atendimento nutricional dos colaboradores.
“O objetivo da ação é tornar mais fácil a acessibilidade do colaborador para o atendimento APS, preparando uma avaliação inicial e dando orientações para o autocuidado, além de identificar possíveis portadores de condições crônicas e acompanhar aqueles já diagnosticados previamente”, explicou a coordenadora da APS, Carla Carvalhal.
Segundo ela, a previsão é que os atendimentos sejam mantidos mensalmente em todas as unidades da SCMBA, incluindo a coleta de exames laboratoriais e o ECG, evitando o translado do colaborador para outras unidades.
Dentre os profissionais que participam do projeto APS Itinerante estão médicos (2 de Família e 2 do Trabalho), técnicos de enfermagem, enfermeiras, nutricionista, fisioterapeuta, auxiliares administrativos e a coordenação do projeto.